Remodelações de cozinhas

Remodelação de cozinhas        Remodelação de cozinhas

 

As remodelações de cozinhas são das obras que a City Obras mais é chamada a executar.

 

Estudos revelam que esta é uma das divisões da casa em que passamos mais tempo.

Para além de serem um espaço para a confeção de alimentos, as cozinhas podem também ser um local de refeições e até de encontro e convívio.

Por estes motivos é importante que as remodelações de cozinhas sejam muito bem preparadas, de acordo com as melhores soluções técnicas e de forma a satisfazer todos os requisitos estéticos e funcionais.

 

Frequentemente as remodelações de cozinhas englobam também a eliminação da parede que divide a cozinha da sala, transformando assim a cozinha em kitchenette. Este tipo de remodelação de cozinhas é executado por clientes que pretendem privilegiar o contacto e companhia entre os moradores da casa. Por vezes esta solução permite também um melhor aproveitamento do espaço.

 

Móveis de Cozinha

 

  • Interior dos móveis de cozinhas

Os materiais usados no interior dos móveis aplicados em remodelações de cozinhas são aglomerado de madeira, contraplacado marítimo, madeira maciça e MDF.

 

O aglomerado de madeira é pouco usado por apresentar pouca resistência.

O contraplacado marítimo tem vantagens ao nível do comportamento à ação da água, mas tem um custo elevado, pelo que só costuma ser usado no móvel do lava-loiça.

As madeiras maciças entraram em desuso por serem muito caras e por terem um comportamento mecânico superado pelo MDF, nomeadamente com problemas de empenos e de dilatações.

O MDF é o material mais usado por ser uma boa solução técnica e ter a melhor relação preço/qualidade.

 

  • Acabamento dos móveis de cozinha

Os acabamentos dos móveis usados em remodelações de cozinhas são melamina, termolaminado (também conhecidos por post-fórmico), lacado, madeiras maciças e vidro.

 

A melamina permite imitação de madeiras dando um ar exótico ou rústico ou cores com um acabamento mate.

O Termolaminado permite um acabamento brilhante e tem uma excelente resistência.

Lacado é mais caro que a melamina e termolaminado mas tem, geralmente, um acabamento final de qualidade superior.

Vidro tem uma visualização e tato diferente, é fácil de limpar e é também uma opção a ter em conta.

 

Nas remodelações de cozinhas poderá optar-se por móveis com reentrâncias e frisos, situação que lhes confere um ar rústico ou por acabamentos lisos dando um aspeto mais moderno.

 

As orlas dos móveis podem ser com o material usado no acabamento, podem ser de outra cor, em PVC parecendo imitar alumínio, alumínio ou bicolor com efeito cristal.

 

Os puxadores poderão ser personalizados ou poderá optar-se pela execução de uma calha que permita a abertura dos móveis sem puxadores.

 

Os móveis poderão ser pretos ou cinzentos dando um ar sofisticado, poderão ser brancos dando mais luminosidade e um ambiente mais frio ou poderão ter uma cor alegre como azul, verde, vermelho ou laranja.

 

Tampos

 

Nas remodelações de cozinhas também se terá de optar pelo tipo de tampo a aplicar.

Uma opção muitas vezes tomada é a de escolher um tampo que contraste com o acabamento dos móveis.

 

Os tampos podem ser em mármore, granito, aço inoxidável, termolaminado, pedras artificiais ou corian.

 

Os tampos em mármore são hoje pouco utilizados principalmente por ter uma estética já muito usada.

 

Existe uma grande variedade de granitos e é uma solução que continua a ser muito utilizada.

 

Aço inoxidável é mais caro e é usado em cozinhas industriais por ser mais fácil de manter a cozinha sempre limpa.

 

Termolaminado é uma solução muito usada no centro e norte da Europa especialmente em casas lowcost.

 

Pedras artificiais ricas em quartzo são cada vez mais usadas. Existe uma grande variedade de cores, são fáceis de limpar e tem uma ótima relação qualidade/preço.

 

Corian é uma opção ainda cara mas que permite a modelação do tampo, pelo que podem inclusive ser executadas superfícies redondas, rasgos para escorredor e mudar de formato numa futura remodelação da cozinha.

 

Eletrodomésticos

 

Os eletrodomésticos podem ser independentes ou encastrados. Normalmente as cozinhas de estilo modernas têm os equipamentos encastrados e as cozinhas mais clássicas têm os equipamentos dispostos de forma individual.

 

A nossa equipa tem contactos privilegiados com diversos fabricantes, o que permite a disponibilização de amostras ao nível dos diferentes materiais ou acabamentos a integrar nos móveis e equipamentos da sua cozinha.

 

Revestimentos

 

Uma vez que as cozinhas são espaços húmidos e que constantemente necessitam de ser limpas, normalmente estas são revestidas com revestimentos cerâmicos (azulejos) ou pétreos.

No entanto, nas remodelações de cozinhas mais recentes, tem-se optado cada vez mais pela pintura das paredes não anexas às zonas de confeção e lavagens. As tintas a usar neste caso deverão seguir um esquema com um primário e tintas de esmalte acrílico aquoso.

 

Iluminação

 

Geralmente as cozinhas têm uma janela em contacto com o exterior que permite a ventilação do espaço e a entrada de luz.

Contudo, se não for este o caso, é importante que antes da remodelação da cozinha se pense numa instalação que em termos de iluminação garanta a luminosidade necessária na sua cozinha, nomeadamente com a aplicação de luz por baixo dos móveis superiores ou com spots em teto-falso.

A iluminação adequada é também fundamental no caso de as refeições serem realizadas na cozinha quando já não há luminosidade exterior, nomeadamente à hora de jantar.

 

 

A City Obras tem um conjunto de técnicos com muitos anos de experiência em obras de remodelação de cozinhas ou mesmo em construção de cozinhas novas de raiz.

 

Não hesite em contactar-nos e solicite-nos orçamento sempre que tiver intenção de fazer obras que envolvam este tipo de remodelações.

 

Pedir orçamento remodelações de cozinhas.

 

Remodelação de cozinhas        Remodelação de cozinhas

Remodelação de cozinhas        Remodelação de cozinhas