Pintura de fachadas

Pintura de fachadas       Pintura de fachadas

As fachadas são um dos elementos arquitetónicos que mais valorizam as cidades.

Quando pensamos na pintura de fachadas, para além de aspetos técnicos, temos ainda de ter em conta aspetos estéticos, pois a fachada é o cartão-de-visita do edifício.

As fachadas estão em contacto direto com o exterior e como tal, estão permanentemente sujeitas à ação de agentes externos tais como chuva, vento, fungos e radiação solar.

É imprescindível que a pintura da fachada esteja em perfeito estado de conservação, de forma a evitar o desenvolvimento de anomalias que podem, posteriormente, implicar obras de recuperação do edifício com custos mais avultados.

Tintas

O esquema de tintas a ser utilizado na pintura de fachadas deve ser tecnicamente bem escolhido e deve ter qualidade comprovada.

Há muitas opções que permitem baixar o custo de uma obra mas a escolha de tintas de menor qualidade a aplicar na pintura de fachadas não deve ser uma delas.

Uma tinta de menor qualidade deteriorar-se-á muito mais depressa e implicará uma nova pintura posterior num curto espaço de tempo. Isto em termos globais implicará maiores custos.

As paredes exteriores de um edifício estão sujeitas às ações da chuva e dos raios ultravioleta. É essencial que as tintas que se irão aplicar cumpram os objetivos relativamente à proteção das paredes.

Quando o revestimento da sua fachada apresenta perda de aderência como destacamento ou descolamento, é necessário remover o acabamento antigo.

Antes da execução de uma pintura nova deve ser executado o tratamento de fissuras ou fendas que o paramento possa eventualmente ter. Este tratamento envolve o seu alargamento, saneamento e preenchimento com uma argamassa flexível de forma a que possa acomodar eventuais movimentos de retração futuros.

O esquema de tintas a aplicar na pintura de fachadas deve ser impermeável à água, mas deve ser permeável ao vapor de água de forma a evitar que se acumule água sob o revestimento que posteriormente possa conduzir a um descolamento da tinta.

A pintura deve ainda ser resistente relativamente aos álcalis e à biodeterioração.

A pintura de fachadas deve ser resistente à ação da chuva, do vento, dos raios UV e de outros agentes exteriores. A capacidade de retenção da cor das tintas a aplicar na fachada é fundamental para que não se verifique a descoloração num período útil de grande longevidade.

Durante a pintura da fachada poderá aproveitar para fazer uma revisão relativamente ao estado dos vãos e das caixilharias.
Os elementos metálicos na fachada deverão ser tratados através da remoção da ferrugem, limpeza e aplicação de uma tinta adequada à proteção destes elementos contra os fenómenos de oxidação. As pinturas de elementos metálicos devem ser realizadas com tintas de esmalte.

A pintura de fachadas pode ter aspeto liso, texturado ou com relevo. As cores mais utilizadas são os brancos, amarelos, ocres, verdes, azuis, rosas e cinzentos.

O tratamento das juntas de dilatação numa fachada é também muito importante. Estes pontos singulares devem cumprir a sua função de divisão do edifício e devem ser analisados com cuidado para que não ocorram infiltrações.

A equipa da City Obras tem todos os conhecimentos necessários para uma correta escolha do esquema de tinta a aplicar na pintura de fachadas e tem parcerias com os principais fornecedores de tintas nacionais de forma a garantir a máxima qualidade e melhores preços.

Andaimes, plataformas suspensas e pinturas em rappel

As pintura de fachadas são geralmente apoiadas por andaimes, plataformas suspensas (bailéus) ou cordas em rappel.
Na montagem dos andaimes é fundamental que as ligações entre os vários elementos metálicos sejam verificadas, bem como as bases onde os prumos verticais assentam.

É fundamental existirem guardas para segurança de todas as pessoas envolvidas na obra. A colocação de rede é fundamental para servir como meio de balizagem.

Em edifícios muito altos são geralmente utilizadas plataformas suspensas ou sistemas de rappel. Estes métodos necessitam de pontos de ancoragem com alto nível de fiabilidade para total segurança dos trabalhadores.
Os andaimes têm a vantagem de permitirem um acesso mais fácil a todas as zonas da fachada, seja por parte dos trabalhadores, seja pela entidade fiscalizadora.

A segurança de todas as pessoas envolvidas em trabalhos em altura é das maiores preocupações a ter em conta. Têm de ser realizados todos os procedimentos necessários para garantir a não ocorrência de acidentes em pintura de fachadas.

A City Obras tem uma equipa de profissionais especializados em pinturas de fachadas.

Se o seu edifício necessita renovar a pintura de fachadas ou de qualquer outra intervenção, não hesite em contactar-nos!

Pedir orçamento para pintura de fachadas.

Pintura de fachadas       Pintura de fachadas

Pintura de fachadas       Pintura de fachadas