Impermeabilização de varandas e terraços

Impermeabilização de terraços
Impermeabilização de varandas

A impermeabilização de terraços e impermeabilização de varandas tem de ser executada com muito cuidado, uma vez que estes espaços não têm a inclinação que os telhados têm e a água fica retida durante mais tempo.

As infiltrações em coberturas planas são dos principais problemas em edifícios que têm este tipo de espaços.

Os danos causados por infiltrações costumam causar custos muito superiores ao investimento na execução de uma impermeabilização de qualidade.

Quando um terraço é acessível, este deve ser revestido com materiais mais resistentes como mosaicos cerâmicos, pétreos ou até mesmo betão armado sobre a betonilha.
Se a cobertura não for acessível basta a aplicação de uma membrana líquida betuminosa ou tela betuminosa auto-protegida.
Poderá ainda se optar por um terraço com um acabamento em relva.

Os remates relativos à impermeabilização de terraços devem ser executados com a maior qualidade possível. A tela de impermeabilização deve ficar embebida em toda a platibanda e ser dobrada no topo da mesma. Outros pontos singulares de remate são as courettes, elementos emergentes e os tubos de queda.

Após a finalização dos trabalhos de impermeabilização deve-se realizar um ensaio de carga que consiste em encher o terraço com água e verificar se essa água se manteve, isto é, se a água não escapou por alguma infiltração.
Note-se que não pode existir qualquer tipo de ‘furos’ ou rasgos na membrana de impermeabilização pois, a existirem, a água passará por eles. Desta forma é preciso ter muito cuidado, quer em obra, quer na fase de utilização, com eventuais objetos ou atividades que poderão originar estragos na membrana.

Antes de se executar as camadas de revestimento, impermeabilização ou isolamento, deve-se verificar o estado da laje de cobertura ou da camada de suporte e realizar as eventuais ações de reparação que sejam necessárias.

A camada de forma é a primeira camada que se coloca sobre a laje de cobertura. Esta camada serve para criar uma pendente de forma a facilitar a drenagem das águas e a encaminhar as mesmas para as caleiras e para os tubos de queda. Esta camada pode ser de betão leve, betão celular ou betão com granulado de cortiça.

As juntas de dilatação no seu terraço devem ser preenchidas com um cordão de polietileno e com um remate superior de tela betuminosa. Estas juntas se não forem bem executadas permitirão a entrada de água que será o princípio da degradação do seu edifício.

Existem vários tipos de camadas de impermeabilização, destacando-se as telas asfálticas, as membranas líquidas de poliuretano, as telas de borracha EPDM, as telas de PVC e as telas betuminosas.

As coberturas em terraço devem ter sobretudo segurança estrutural, resistência ao uso para a qual foram dimensionadas e serem estanques. Poderão ser ainda implementadas camadas de isolamento térmico e acústico para o aumento do conforto no interior do seu edifício.

A qualidade do trabalho de execução ou reabilitação de uma cobertura em terraço tem de ser elevada neste elemento tão importante para a saúde do seu edifício.

A City Obras tem equipas especializadas em execução de coberturas em terraço.

Contacte-nos e peça já um orçamento!

Pedir orçamento de impermeabilização de varandas e impermeabilização de terraços.

Varandas e terraços       Varandas e terraços

Varandas e terraços       Varandas e terraços